Na última terça-feira (21), aconteceu o 1° encontro dos ostomizados, um evento significativo que reuniu a comunidade local para discutir e compartilhar experiências sobre o cuidado com ostomias.

O vereador Mariano Teixeira (PP), marcou presença no evento, demonstrando seu apoio à causa. O encontro contou com a participação de palestrantes, entre eles a assistente social Dielli Barbosa, que trouxe  informações valiosas sobre a assistência aos ostomizados.

Caçapava do Sul tem se destacado no atendimento a essa população no centro materno infantil, onde cerca de 42 pacientes são atendidos regularmente. O local oferece serviços como cadastro, fornecimento mensal de materiais, orientação e avaliação contínua, além de programas de educação continuada. O objetivo é capacitar os pacientes para o autocuidado e promover sua autonomia.

Durante o evento, foram ouvidos relatos de usuários como Camila Quadros Teixeira   e José Vanderli, que compartilharam suas experiências e desafios. A equipe do centro materno também estava presente composta por Daiane Marques, Shane Barcelos e Sandra Monego. O vereador Silvio Tolfo Tondo (PP), foi representado pelo seu assessor, Luiz Carlos Venite.

O 1° encontro dos ostomizados foi uma iniciativa conjunta do centro materno e da secretaria de saúde, evidenciando a importância da colaboração entre diferentes setores para promover a conscientização e oferecer suporte integral a essa parcela da população. O evento não apenas abordou questões práticas relacionadas aos cuidados com ostomias, mas também proporcionou um espaço de solidariedade e troca de informações entre os participantes.

Fonte: CVM

Data de publicação: 24/11/2023