As alunas Alice Antunes, Rafaela Dias, Vitória Linhares, Eduarda Barbosa e Livia, representando a turma 201 da Escola Estadual Nossa Senhora Da Assunção (EENSA), utilizaram a tribuna popular durante a sessão ordinária da última terça-feira (5).

As estudantes trouxeram à tona questões cruciais relacionadas à implementação do "Novo Ensino Médio". A iniciativa de dar voz às alunas na através da Tribuna Popular da Câmara Municipal surgiu por meio da diretora da escola, Daniela Evangelho e da professora Carolina Lobato, que reconheceram a importância de abordar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes em meio às mudanças no currículo escolar. Essa oportunidade surgiu após as alunas terem apresentado ao presidente da Câmara, vereador Silvio Tolfo Tondo (PP) um trabalho sobre o tema durante uma feira de criatividade.

Durante a sessão, as alunas compartilharam as descobertas de suas pesquisas, que apontaram para uma crescente insatisfação entre os alunos e professores da EENSA em relação ao "Novo Ensino Médio". Entre as preocupações levantadas, destacou-se a falta de preparação adequada dos estudantes para o ensino pós-médio, como a universidade. A ausência de matérias pertinentes ao Enem e vestibulares no novo currículo foi mencionada como uma barreira significativa para aqueles que desejam ingressar no ensino superior.

Além disso, as alunas ressaltaram a falta de educação financeira no programa escolar, o que contribui para que os jovens se deparem com dificuldades ao tentar ingressar no mercado de trabalho. A romantização do empreendedorismo sem o devido embasamento educacional foi destacada como uma preocupação legítima.

"Nós que enfrentamos todos os dias essa rotina nos sentimos muito inseguros com o novo ensino médio, pois não sabemos se será revogado ou não. Foi dito que poderíamos escolher as matérias, mas somos jovens e muitas vezes ainda não sabemos bem o que queremos; é complicado", afirmaram as alunas durante a sessão. Elas ressaltaram que uma preparação mais sólida por parte do governo se faz necessária para garantir um ensino de qualidade.

A participação das alunas da EENSA na sessão demonstra a importância de dar voz aos jovens e ouvir suas preocupações sobre as mudanças no sistema educacional. Suas observações ressaltam a necessidade de uma revisão cuidadosa das políticas educacionais para garantir que os estudantes estejam devidamente preparados para enfrentar os desafios do futuro.

Os vereadores, após ouvirem as preocupações das alunas, expressaram sua gratidão pela contribuição para a discussão sobre a educação, e se dispuseram, a levar essas questões adiante e a trabalhar em conjunto, buscando apoio institucional de outras esferas para abordar as preocupações levantadas pelas alunas e por outros estudantes da cidade.

Fonte: CMV

Data de publicação: 06/09/2023