Na última terça-feira (29), a Câmara de Vereadores realizou a terceira edição do Projeto Aluno Cidadão, com a sessão plenária simulada. Alunos das séries finais do ensino fundamental de escolas locais assumiram o papel de "vereadores mirins" por um dia.

Durante a sessão simulada, os participantes discutiram e votaram propostas e demandas relevantes para o município. As matérias propostas, todas de autoria dos estudantes, serão encaminhadas ao Poder Executivo municipal. Os alunos selecionados foram: Joana Oliveira Rosso, Valentina Silva Menezes, Lucas de Freitas Bueno e Arthur Dias Rasador da E.E.F. Professora Januária Leal; Bianca de Oliveira Lopes, Rafael Aires Lopes e Theo Francisco Soares Gonçalves da E.M.E.F Inocêncio Prates Chaves; Rafael Neto Macedo, Rayane Nunes, Naiany Teixeira e Gabriel Ferreira dos Santos da Escola Dagoberto Barcellos; além de Giovanna Peripolli Chaves, Isabela Casanova Teixeira, Martin Dutra Sbicigo e Lucca Vivian do Colégio Coeducar.

O presidente da Câmara, vereador Silvio Tolfo Tondo (PP), destacou a importância da ação para aproximar o Legislativo da comunidade. Ele ressaltou como o "Aluno Cidadão" tem gerado discussões valiosas, ideias inovadoras e um senso de pertencimento à cidade. "Nossa jornada até aqui foi marcada pelo empenho de todos os envolvidos, desde os educadores que incentivam o engajamento cívico, até os alunos que trazem suas perspectivas únicas para o diálogo. Tenho orgulho de testemunhar como esse projeto tem promovido discussões valiosas, ideias inovadoras e uma sensação de pertencimento à nossa cidade", disse o vereador.

O evento contou com a presença do prefeito Giovani Amestoy, do vice-prefeito Luiz Guglielmin, da secretária adjunta de educação Iole dos Santos Dorneles, da secretária de assistência social Andressa Lisboa, da secretária adjunta Franciele Mello, da secretária de saúde Patrícia Castro, da soldado Tereza (Representando o Comandante da BM), do ex-prefeito Otomar Vivian, da ex-secretária de assistência social Rosa Vivian, Além dos diretores das escolas, professores, pais, alunos e membros da comunidade.

Ao término da sessão, os vereadores da casa, Silvio Tolfo (PP), Luis Fernando Torres (Boca-PT), Mirella Biacchi (PDT), Caio Casanova (PDT), Antonio Almeida Filho (Lelo-MDB), Jussarete Vargas (PDT), Paulo Pereira (PDT), Jeferson Luis Gonçalves (MC Mano), Zilmar Araújo (PP), realizaram a entrega de certificados a cada aluno participante.

A sessão plenária simulada do projeto "Aluno Cidadão" reforçou o compromisso da cidade com a educação cívica e a participação ativa dos jovens na construção de um futuro melhor para a comunidade. O envolvimento dos alunos nesse processo demonstra a importância de cultivar desde cedo o interesse pela política e pelo desenvolvimento local.

Fonte: CMV

Data de publicação: 30/08/2023