A vereadora e líder do governo na Câmara, Jussarete Vargas (PDT), usou a tribuna na última sessão, realizada na terça-feira, 30, para fazer uma homenagem ao dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 02 de abril.

Na oportunidade a parlamentar leu um texto do menino Cauã Toniolo Soares, com 12 anos de idade, natural de Santa Maria hoje residindo em Sete Lagoas, Minas Gerais, diagnosticado com autismo leve.

Durante a leitura a vereadora se emocionou e pediu o auxílio da vereadora Patricia Castro (PL), que é mãe de Mathias, também diagnosticado com autismo, para terminar a homenagem.

A parlamentar explicou que sempre ao falar do assunto vem a emoção, já que sua filha, Kauana é autista.

“Fiquei muito emocionada, não tem como ler esse texto e não lembrar da minha filha. Autismo não tem cara, precisamos conscientizar as pessoas a respeitar nossos filhos e aceita-los, somos todos diferentes”, disse a vereadora.

Confira a homenagem da vereador Jussarete Vargas:

Sou AUTISTA e gostaria que as pessoas soubessem o seguinte sobre o AUTISMO nesse 02 de abril.

Ser AUTISTA muda minha forma de ver e sentir mas não muda o fato de que sou ser humano e preciso ser respeitado e tratado com amor.

Gostaria que as pessoas entendessem que tenho limitações e eu sinto tudo em minha volta e muitas coisas que fazem e falam me afeta e não controlo as crises, sofro com elas, pois são respostas do corpo aos grandes estímulos sensoriais e conflitos em minha volta.

Gostaria que soubessem que minhas limitações não são prognóstico de ineficiência. Eu aprendo, me desenvolvo e me supero a cada dia.

Gostaria também que entendessem que não sou um produto, autismo não é comércio e conscientização não é apenas uma palavra para status.

Eu queria tanto que soubessem que espectro vai de um extremo ao outro e não podemos comparar autistas, isso é desumano. Eu não sou GRETA THUNBERG, TEMPLE GRANDIN, ALBERT EINSTEIN, mas tenho habilidades extraordinárias também.

Sou totalmente DIFERENTE, com comportamentos excêntricos mas cada um deles defini que sou. Ecolalia, stims, sensibilidade, mente fotográfica e literal. Por isso não tente mudar meu processamento, sou humano e funcional, do jeito que sou.

Autismo não é tudo que sou, antes do autismo eu sou SER HUMANO. Isso é o principal motivo de se ter um dia para conscientização do autismo. De mostrar que existimos e queremos RESPEITO, valorização.

Cauã Toniolo Soares – 12 anos – diagnosticado com autismo leve

Data de publicação: 31/03/2021