Orreu na Quarta-feira (13), uma Audiência Pública conjunta entre os poderes Legislativo e Executivo, em colaboração com Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), para discutir a cadeia produtiva das oliveiras e do mel.

Realizada Audiência Pública para debater a Cadeia Produtiva das Oliveiras e do Mel

Na tarde da última quarta-feira (13), ocorreu uma Audiência Pública conjunta entre os poderes Legislativo e Executivo de Caçapava do Sul, em colaboração com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), para discutir a cadeia produtiva das oliveiras e do mel.

O evento que ocorreu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Caçapava do Sul (ACIC) teve como foco principal debater sobre a exploração das potencialidades e desafios da cadeia produtiva das oliveiras e do mel nas pequenas propriedades dos municípios da região da Campanha.

A discussão visou identificar oportunidades econômicas para os produtores, como a produção de azeitona de mesa e linhas de cosméticos e propôs a formação de um grupo de trabalho em colaboração com o MDA, envolvendo produtores, representantes do Legislativo, Executivo, Agepetea e sindicatos.

O Vereador Luis Fernando Torres (Boca-PT), um dos idealizadores da audiência, marcou presença no evento. Ele ressaltou a importância de impulsionar a agricultura local e afirmou: "Essa iniciativa é fundamental para o desenvolvimento sustentável do nosso município, promovendo não apenas a geração de renda, mas também o fortalecimento da agricultura familiar".

A audiência também contou com a participação do Superintendente do MDA, Milton Bernardes; Presidente da Agepetea, Fritz Roloff; Prefeito de Lavras, Sávio Prestes; Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ademar Luiz Wagner; a Secretária da Agropecuária, Indústria e Comércio, Michele Mendes, o Assessor Especial de Captação de Recursos e Assuntos Estratégicos da prefeitura, Giordano Borba, produtores de azeite e mel; e representantes de entidades da agricultura familiar, além de outros convidados.

A produtora Rosane Abdala enfatizou as diversas oportunidades econômicas que a produção de oliveiras pode proporcionar ao município e aos produtores, destacando a produção de azeitona de mesa e de linhas de cosméticos.

A secretária Michele Mendes enfatizou a relevância da agricultura familiar no município, informando que, somente neste ano de 2023, houve um incremento de R$19 milhões em investimentos para financiamento e custeio de políticas públicas no município, em colaboração com o governo federal.

Fonte: CVM

Data de publicação: 14/12/2023