Na tarde da última terça-feira (28), ocorreu na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) em Caçapava do Sul, a cerimônia de abertura do 15° Simpósio Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE).

O evento, que ocorre anualmente, foi sediado pela primeira vez no campus de Caçapava do Sul, proporcionando uma oportunidade única de intercâmbio acadêmico e cultural.

Tradicionalmente realizado em locais de maior porte, o SIEPE costuma atrair um público expressivo. Este ano, com a escolha do município como sede, espera-se não apenas enriquecer o ambiente acadêmico, mas também impulsionar setores vitais da economia local, como comércio, hotelaria e turismo. A Câmara de Vereadores, reconhecendo a importância do evento não apenas para o meio acadêmico, mas também para o município, contribuiu com um recurso de R$15 mil visando colaborar com a viabilização do evento.

Dilvane Loreto Jaime, Chefe de Gabinete da Presidência da Câmara, representando o vereador Silvio Tolfo Tondo (PP), integrou a mesa principal do evento. Em seu pronunciamento, parabenizou os organizadores pela iniciativa de trazer o SIEPE para o município, ressaltando a importância do evento para atrair um público diversificado, movimentando vários setores importantes da regional. Reiterou, ainda, o compromisso da câmara em apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento de Caçapava do Sul.

A mesa principal também contou com a presença do Prefeito Giovani Amestoy, do Reitor e do Diretor da UNIPAMPA, Roberlaine Ribeiro Jorge e José Waldomiro Jiménez Rojas, do Secretário de Cultura e Turismo Stener Camargo, além de professores da universidade.

Diversas autoridades municipais também marcaram presença na cerimônia de abertura, como os ex-prefeitos de Caçapava do Sul, Otomar Vivian e José Erli Vargas, o Diretor da Câmara de Vereadores Ricardo Gonçalves, o Presidente do Sindicato Rural dos Trabalhadores Ademar Wagner, o Presidente da CDL, João Luiz Henriques, o empresário Eraldo Vasconcellos, a Secretária de Planejamento e Meio Ambiente Cássia Freitas, o Chefe da Receita Federal de Caçapava do Sul, Fábio Burch, e o Presidente do Sindicalc Carlos Cavalheiro.

O 15° Simpósio Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ocorre nos dias 28, 29 e 30 de novembro, sendo aberto ao público. Uma oportunidade única para a comunidade local e acadêmica se envolver em discussões relevantes e promover a integração entre ensino, pesquisa e extensão.

Fonte: CVM

Data de publicação: 29/11/2023