Na última sessão da Câmara, ocorrida na terça-feira passada (21), a tutora e sócia-fundadora da Associação da Comunidade Escolar da Floresta, Luana Ferreira de Oliveira, e o professor Bruno Emilio Moraes foram os representantes que falaram tribuna.

A Associação, uma entidade sem fins lucrativos, reúne membros da comunidade, como educadores, profissionais, famílias e estudantes, com o propósito de fortalecer a educação de crianças e jovens. Desde 2019, ela tem colaborado em parceria com a Escola Eliana Bassi de Melo e a UNIPAMPA, sob a orientação do professor José Pacheco, para oferecer métodos educativos de excelência, preparando as crianças para os desafios sociais e profissionais do século XXI.

Além disso, o projeto mantém parcerias com a APAE e com a câmara de vereadores. Mesmo com conquistas notáveis, como prêmios em Brasília e reconhecimento internacional, como o prêmio Soularize na Califórnia, os representantes destacaram a urgência de captar recursos para a associação.

Atualmente, muitos educadores atuam de forma voluntária, e a busca por remuneração visa assegurar a continuidade e a qualidade do trabalho realizado. "A questão do voluntariado tem seus limites, e muitos de nossos educadores não possuem uma fonte de renda estável. Estamos empenhados em buscar recursos para gradativamente remunerar esses profissionais dedicados que contribuem de maneira significativa para a educação em nossa comunidade", afirmaram Luana e Bruno durante suas falas na tribuna popular.

A Associação da Comunidade Escolar da Floresta, com projetos aprovados pela Lei Paulo Gustavo, tem como metas a melhoria dos índices educacionais, a preparação para a vida social e profissional, o resgate do interesse na aprendizagem, o respeito e a valorização da diversidade, o estímulo à iniciativa e à responsabilidade, a enfatização da responsabilidade das famílias e a ampliação da cooperação com a comunidade. Conta também com inclusão profunda, avaliação externa, possuindo cinco teses de doutorado, turismo educacional e ampliação da parceria com a UNIPAMPA.

Fonte: CVM

Data de publicação: 23/11/2023