Na última segunda-feira (20), o Clube Recreativo Harmonia foi palco da sessão solene em celebração ao Dia da Consciência Negra de 2023. A iniciativa homenageou personalidades que têm desempenhado papéis significativos na promoção da igualdade racial.

Promovida pela Câmara de vereadores em parceria com o Clube Recreativo Harmonia, este ano, onze destacadas figuras foram reconhecidas pelos seus esforços incansáveis e que contribuem na preservação da rica Cultura Afro-Brasileira. Os homenageados deste ano foram: Urânia Lopes Teixeira, Pedro Carlos da Silva Freitas, Ivo Augusto da Silva Dutra, Isabel Nair Lopes, José Leodenir Gonçalves de Oliveira, Marcelo Lopes Marques, Giovana Lopes Alves Santos, Elis Regina Esteves Lopes, Eloi Luis Rodrigues Vivian, Rosangela Maria Santos Dutra e Mauro Antônio Nunes Teixeira.

A sessão contou com a presença do Prefeito Giovani Amestoy, da presidente do Clube Recreativo Harmonia, Catia Cilene Morais Dutra, e da patroa do CTG Clareira da Mata, Maria Seluta Oliveira. Familiares dos homenageados e membros da comunidade também marcaram presença, tornando o evento ainda mais especial.

A Vereadora Patrícia Castro (PL), fez um discurso representando o legislativo, ressaltou a importância do Dia da Consciência Negra e a força de homens e mulheres que não descendem de escravos, mas sim de reis e rainhas. Giovana Lopes foi a escolhida como oradora dos homenageados, e em seu discurso, também destacou a importância da data e a necessidade contínua de promover uma sociedade mais justa e inclusiva.

Ao encerrar a cerimônia, o presidente da Câmara, vereador Silvio Tolfo Tondo, expressou sua gratidão pela parceria com o Clube Recreativo Harmonia e parabenizou calorosamente os homenageados. Ele reconheceu o papel essencial dessas onze pessoas na promoção e transmissão do legado da cultura negra, destacando que, embora progressos tenham sido feitos, ainda há muito a ser conquistado.

"Essa é uma data de extrema importância para lembrar as ações de lutas travadas em nossa sociedade, desde a época de Zumbi dos Palmares. Parabenizo esse povo aguerrido que traz em suas raízes um legado passado de geração em geração. São poucos povos e poucas culturas que fazem isso no nosso Brasil. Sabemos que tivemos alguns avanços, mas sabemos também que ainda falta muito a ser feito", concluiu Tondo, ressaltando a relevância da luta contínua por uma sociedade mais justa e igualitária.

Fonte: CVM

Data de publicação: 21/11/2023