Na última terça-feira (31), a Câmara de Vereadores aprovou, por unanimidade, os projetos de leis n° 5055 e 5056/2023, que declaram o status de Patrimônio Histórico Imaterial ao Clube Recreativo Harmonia e ao Tambor de Sopapo.

Sendo dois marcos culturais de grande importância na história da cidade, a conquista representa mais um importante passo para a preservação e valorização da cultura afro-brasileira e da herança ancestral que enriquece a comunidade de Caçapava do Sul.

Cátia Cilene e Tio Cida, que desempenham papéis fundamentais na luta pelos direitos da comunidade negra na cidade, estiveram presentes na sessão e foram parabenizadas pelo presidente da câmara, vereador Silvio Tolfo Tondo (PP). O vereador destacou o incansável empenho dos dois em defesa de suas raízes culturais e ressaltou a importância do reconhecimento oficial do Clube Recreativo Harmonia e do Tambor de Sopapo como patrimônios históricos imateriais do município.

Tondo expressou que: "Quero parabenizar a Cátia e o Tio Cida. Esses projetos de reconhecimento ao Clube Harmonia e ao Tambor Sopapo se devem muito às suas incansáveis trajetórias em defesa de seu povo e origens. Há algum tempo, conquistamos a instituição do Dia da Consciência Negra nas escolas, tudo isso visando valorizar nossas raízes. A população afrodescendente de Caçapava do Sul, com certeza, está hoje muito feliz, mas não podemos deixar de lembrar dessas duas pessoas."

"Vocês, que sempre buscaram o reconhecimento de um povo tão sofrido e que agora têm um local reconhecido por nosso município e por todas as suas instâncias. Isso demonstra que, quando as questões são discutidas democraticamente e há o apoio da comunidade, a base de conhecimento sempre responde. Parabenizo mais uma vez o Clube Harmonia e o Tambor de Sopapo, que agora serão reconhecidos eternamente em Caçapava do Sul", concluiu o vereador.

Catia Cilene expressou sua gratidão pelo reconhecimento e enfatizou a importância do Clube como um legado cultural africano vivo em Caçapava do Sul: "O Clube Recreativo Harmonia foi fundado em meados dos anos 70 por mãos negras. Um clube com origem na matriz africana, que materializa nas suas festividades a herança cultural africana. O legado ancestral deixa evidências de um modo diferente de fazer cultura, com alegria, com música, com dança, com capoeira e com negritude. E o reconhecimento desse lugar de memória em nível municipal através da patrimonialização é a valorização de todos que estavam aqui antes de nós.”

O Clube Recreativo Harmonia e o Tambor de Sopapo agora assumem seu lugar merecido como patrimônios históricos imateriais, garantindo que suas tradições culturais continuem a ser apreciadas e transmitidas às futuras gerações. A Câmara de Vereadores reafirma seu compromisso com a representação e preservação da cultura afro-brasileira no município sendo esse, um passo significativo em direção ao reconhecimento e celebração da diversidade que enriquece a identidade local.

Fonte: CVM

Data de publicação: 01/11/2023