Prefeitos de Caçapava do Sul, Lavras do Sul e Santana da Boa Vista, juntamente com a Câmara de Vereadores, reuniram-se para elaborar um plano de ação com o objetivo de pleitear a instalação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

O vereador Luis Fernando Torres - Boca (PT), que liderou a reunião realizada nesta segunda-feira (17), com o apoio dos vereadores da Casa. O encontro tratou sobre a importância de apresentar as potencialidades para a Reitora da IFFar, professora Nídia Heringer, onde o vereador agendou uma reunião no dia 27 de julho para os municípios mostrarem a importância de implantar em Caçapava do Sul o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, uma vez que as cidades da região têm um grande potencial econômico nas áreas de Mineração, Agronegócio, Turismo, Olivicultura, entre outros setores. Nesse sentido, a presença de escolas técnicas se faz necessária para ampliar o desenvolvimento da região.

Para o prefeito de Lavras do Sul, Sávio Prestes, os municípios precisam se esforçar em busca desses cursos técnicos, uma vez que o agronegócio, a mineração e o turismo são fontes importantes de recursos para a região. E para suportar esse desenvolvimento, é fundamental oferecer formação técnica aos jovens para que eles possam permanecer em suas cidades.

O prefeito Giovani Amestoy concordou com Sávio e acrescentou que Caçapava é uma parceira na busca por essa nova matriz educacional, destacando suas grandes potencialidades. A formação dos jovens beneficiará toda a sociedade, empresas e o comércio.

A vice-prefeita de Santana da Boa Vista, Luana Freitas, afirmou que a cidade vizinha apoia o movimento e será parceira nas ações em busca da implantação do Instituto em Caçapava do Sul. Ela enfatizou a importância de fornecer condições para que os jovens possam estudar e se formar próximos de suas casas, incentivando-os a permanecer trabalhando e morando em suas cidades natal, perto de suas famílias.

Data de publicação: 18/07/2023

Créditos: Daniel Miranda