A vereadora Patricia Castro (PL), na última sessão da Câmara, realizada na terça-feira, 20, apresentou uma indicação ao Executivo para que seja enviado um projeto de lei ao Legislativo, dispondo o Censo Municipal de Autistas em Caçapava do Sul.

Conforme a parlamentar, além de encontrarem dificuldades com o tratamento, o autista é discriminado, não tendo acesso a serviços que favoreçam, em condições de igualdade com as demais pessoas, o direito à educação, emprego e à vida em comunidade.

“Essa indicação, tem como objetivo descobrir quantas pessoas com autismo, tanto crianças como adultos, temos em nosso município. Através destes dados vamos conseguir desenvolver um trabalho preparando o município e as pessoas para a inclusão social. Precisamos estar cientes, que tanto o autismo como qualquer outra deficiência fazem parte do nosso dia a dia”, disse a vereadora.

Na oportunidade a vereadora explicou ainda que o autismo é um transtorno de desenvolvimento complexo, tanto em nível de diagnóstico quanto de tratamento, sendo que o autista muitas vezes tem dificuldades de se comunicar e interagir.

“Nesse sentido, a busca pela valorização e pelo respeito com as pessoas com autismo deve ser constante. Assim, cada vez mais é preciso investir em serviços e pesquisas sobre a remoção de barreiras sociais e equivocadas sobre o autismo”, finalizou a vereadora.

Data de publicação: 21/07/2021