O PL, de autoria do vereador Antonio Almeida Filho (MDB), buscou enfatizar atividades relacionadas à educação ambiental, preservação e conservação do meio, assim como, a conscientização sobre o cuidado ao patrimônio público, entre outros.

Segundo o parlamentar, este projeto visa conscientizar não apenas os alunos, mas a comunidade no entorno objetivando a diminuição dos casos de vandalismo no município. Lelo enfatiza que “o cidadão que aprende a respeitar o que é de todos traz benefícios, não apenas para si, como também Caçapava do Sul.”

A formação cidadã é um dos princípios e pilares do aprendizado escolar para crianças e adolescentes. O ser humano precisa desenvolver atributos para que conviva de forma harmônica em sociedade e, nessa procura de um crescimento pessoal, incumbe à escola auxiliar a todos os alunos. Os valores morais do indivíduo são essenciais para que haja sua inserção em comunidade, sendo possibilitado o usufruto de seus direitos e deveres como cidadão.

A escola serve como um parâmetro para os alunos, atuando não apenas como uma transmissão de normas sociais, mas também demonstrando o quanto as pessoas devem viver em comunidade. Através do exposto, os aspectos subjetivos devem sempre ser levados em consideração no ambiente escolar, sendo reforçado o exercício da cidadania e da ética na vida coletiva. Isto posto, a comunidade escolar, junto à família, deve resgatar os valores, como o respeito à dignidade da pessoa humana, a fraternidade, e solidariedade com toda causa humana.

Data de publicação: 09/12/2022

Créditos: Daniel Miranda

Créditos das Fotos: Daniel Miranda

Compartilhe!