O vereador Antonio Almeida Filho - Lelo (MDB) apresentou uma Indicação ao Poder Executivo Municipal, para a criação do Programa “HORTA ESCOLAR”.

Na terça-feira, 17 de maio, Lelo entrou com a indicação mediante ao trabalho com a horta, que, é um poderoso recurso pedagógico que estimula o desenvolvimento de diversas habilidades importantes para a formação dos alunos. Segundo o vereador, trata-se de uma atividade em grupo em que todos os alunos constroem e cuidam juntos, o que proporciona cooperação, empatia, responsabilidade, resolução de problemas, inclusão, comunicação, argumentação, paciência, entre outros.

É sabido que, a horta na escola é um laboratório vivo, por meio do qual os alunos terão contato direto com os processos da natureza, e acompanham de perto o desenvolvimento das verduras, frutas e legumes. Cultivar uma horta pode ajudá-los a se reconectar com a natureza e se interessar por ela.

“Ao integrar o cultivo da horta às atividades propostas aos alunos, a iniciativa favorece a integração junto à comunidade e propicia maior conscientização pela sustentabilidade ambiental. Com isso, entendem a importância de preservar o meio ambiente e de adotar práticas sustentáveis para a manutenção dos recursos naturais, essenciais para nossa vida no planeta”, disse Almeida.

Os alimentos produzidos podem ser utilizados no preparo das refeições na escola, o que gera economia e garante a qualidade do que está sendo consumido. Em complemento, há previsão da possibilidade de doação do excedente da produção para as famílias dos estudantes de baixa renda.

Data de publicação: 20/05/2022

Créditos: Daniel Miranda