A Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social da Câmara, recebeu na Câmara de Vereadores representantes da Vigilância Sanitária para explanação sobre ações de combate à dengue no município.

A Presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social, vereadora Patricia Castro (PL), junto aos demais membros, vereador Mariano Teixeira (PP) e vereadora Mirella Biacchi (PDT), receberam nesta segunda, dia 2 de maio, o Sr. Júlio Forgiarini Dias, Coordenador da Vigilância de Saúde e a Sra. Patrícia Barreto Mendonça, Agente de Combate a Endemias, para explanações sobre as ações realizadas no município para combate à dengue e também sobre o depósito de lixo no pátio da antiga secretaria de Obras.
A reunião foi solicitada pela comissão, para esclarecimentos, após o assunto ser pautado em Sessão Plenária anterior, e também, mediante ao surto nacional de dengue que vem assolando o Estado e o País.
Durante a conversa, foi informado a possibilidade de três casos de dengue no município, porém, todos vindos de outras cidades, com sua origem fora de Caçapava do Sul. Foi explicado também que, após qualquer sintoma, os pacientes devem procurar o posto de saúde para o encaminhamento ao setor de epidemiologia municipal que irá coletar o exame para averiguação no LACEN.
Atualmente no município existem nove agentes de endemia atuando, juntamente com dois agentes da FUNASA. São feitas visitas nas residências do município e a cada 15 dias vistorias em locais com maior risco de proliferação do mosquito da dengue. Segundo Patrícia Barreto Mendonça, para varreduras e vistorias, Caçapava do Sul está dividida em 18 bairros mais as Caieiras e Minas do Camaquã, assim, cada ciclo de visita compreende um período de 2 meses.
Ainda nesta reunião foi abordado o assunto do respectivo acúmulo de lixo (lixo eletrônico, garrafas, plásticos entre outros) próximo a antiga secretaria de obras. Sobre isto, foi informado que a vigilância Sanitária já fez contato com o setor responsável e até sexta-feira desta semana, estes entulhos deverão ser recolhidos.
A vereadora Patrícia finaliza dizendo que: “a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social agradece todas as informações prestadas pelos servidores municipais. Esse quadro de endemia deve ser tratado com todo cuidado, tanto por parte do Executivo, quanto pelo Legislativo de Caçapava do Sul”.

Data de publicação: 03/05/2022

Créditos: Daniel Miranda