A vereadora Mirella Biacchi (PDT), no início do mês de setembro, esteve em Pelotas, onde foi conhecer o trabalho da rede de proteção as mulheres em situações de violência e vulnerabilidade.

Conforme a vereadora, o trabalho que vem sendo feito pelo Centro de Referência no Atendimento à Mulher em Situação de Violência Claudia Pinheiro Hartleben, sob a coordenação de Paola Fernandes e sua equipe, é exemplar.

No Centro de Atendimento é feito o acolhimento das mulheres vítimas de violência e também o acompanhamento dos Boletins de Ocorrências de “Maria da Penha”. O município de Pelotas disponibiliza um abrigo, em uma casa, para mulheres e seus filhos de até 18 anos. No local, as vítimas são atendidas com acompanhamento psicológico e de Assistência Social.

De acordo com a vereadora Mirella, a rede de proteção vai até a família e busca alternativas para que as mulheres possam ficar em segurança. Uma patrulha também é designada para os bairros com objetivo de verificar a situação e a realidade das vítimas.

Outro trabalho realizado pelo centro é a tentativa de recuperar o agressor, pois segundo os responsáveis, é preciso mudar a mentalidade do homem para poder fechar o ciclo agressivo em que essas pessoas vivem.

“Fiquei encantada com o trabalho realizado em Pelotas. Quero muito trazer para Caçapava essa rede de Proteção as Mulheres. É preciso criar uma casa de passagem, para auxiliar as mulheres, fazer com que elas tenham esperança de uma vida digna, sem ameaças, que possam ser respeitadas, protegidas e tenham um lugar na sociedade e no mercado de trabalho. Essa luta é de todos, não podemos deixar essas mulheres vítimas de violência sozinhas e sem assistência adequada”, disse a vereadora Mirella.

Na última semana a vereadora esteve em reunião com a secretária de Assistência Social, a primeira dama, Andressa Lisboa, para conversar sobre a viagem a Pelotas. Na oportunidade entregou uma indicação para que o município crie um Centro de Atendimento às mulheres vítimas de violência, uma casa/abrigo para que elas recebam todo o amparo psicológico, jurídico e social.

“Seguimos na luta contra a violência doméstica e a desigualdade social, precisamos dar assistência legal, psicológica e jurídica a todos que sofrem com violência e discriminação de gênero”, disse a vereadora Mirella.

Data de publicação: 27/09/2021