A equipe diretiva, juntamente com parte da equipe técnica do Centro Obstétrico do HCVL, solicitou uma reunião com a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores para uma explanação sobre o atendimento deste setor.

No final da semana passada (8), o presidente da Câmara de Vereadores, Luis Fernando Torres (Boca-PT) e os vereadores integrantes da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social, Patricia Castro (PL), Mariano Teixeira (PP) e Mirella Biacchi (PDT), foram recebidos pelo presidente do Hospital de Caridade Dr. Victor Lang, Florenço Mônego Júnior, pelo diretor, Antônio Borges, pelo médico, Paulo Sérgio Nicola, pela Responsável Técnica, enfermeira Francieli Casanova, e pelas enfermeiras Heloisa de Lima Tavares e Ana Paula Almeida, para falar sobre o Centro de Obstetrícia do HCVL de Caçapava do Sul.
A Responsável Técnica, enfermeira Francieli Casanova, realizou uma apresentação sobre o funcionamento do centro obstétrico do Hospital de Caridade Dr. Victor Lang de Caçapava do Sul salientando a preocupação em oferecer um atendimento humano à mulher, com todo respeito, cuidado, atenção.
Entre os assuntos abordados, Francieli relatou que, toda a equipe de enfermagem do centro obstétrico tem vivência no acompanhamento do trabalho pré-parto, parto, pós-parto.
A equipe é constituída de 8 (oito) técnicos de enfermagem, 2 (dois) enfermeiros assistenciais, 1 (um) enfermeiro técnico responsável, (5) cinco médicos obstetras, (3) três pediatras, anestesistas, equipes de higienização e equipe de nutrição. Estes profissionais estão sempre atualizados aos protocolos atuais vigentes.
De acordo com Francieli, “zelamos para que todas as mães estejam o tempo todo com seu acompanhante, para que se sintam mais tranquilas durante esse momento tão importante”.
Também foi explanado sobre o parto humanizado, preconizado pelo Ministério da Saúde, onde a natureza fazer o seu trabalho, realizando o mínimo de intervenções médicas, deixando que a mulher assuma o seu protagonismo.
Para finalizar, a equipe de Enfermeiras, destacou ainda que o número de óbitos de recém-nascidos é muito baixo no HCVL e que a maioria dos casos são de óbitos fetais, onde o bebê já chega morto no ventre da mãe ao hospital, pelos mais variados motivos gestacionais.
Os vereadores da Comissão agradeceram a apresentação e informaram que irão se reunir na próxima semana para debater as informações passadas. Relataram também que, seguirão acompanhando o trabalho do centro obstétrico e estão à disposição da comunidade para fiscalizar seu funcionamento e atendimento.
“Recebemos esta carta e outras informações sobre os partos no hospital, e por isso precisamos de esclarecimentos. É muito importante conhecermos os procedimentos de atendimento do centro obstétrico para entendermos os questionamentos da comunidade. Queremos agradecer também a direção e corpo técnico que nos apresentou, em detalhes, do trabalho realizado no HCVL”, destacou o vereador Boca Torres.

Data de publicação: 19/04/2022

Créditos: Daniel Miranda