Adolescentes selecionados para o Programa Aluno Cidadão deste ano, de acordo com a Lei nº 4038/19 de autoria do vereador Silvio Tondo (PP), assistiram a atuação dos vereadores em Plenária nesta terça-feira (30).

De acordo com a Lei acima citada, fica instituído, na Câmara Municipal de Caçapava do Sul, o Projeto "Aluno Cidadão", destinado a propiciar aos alunos matriculados nas séries finais do ensino médio (5º até o 9º ano) das escolas municipais, o conhecimento das atividades político-parlamentares.
Neste ano, foram selecionados proporcionalmente quatro alunos da EMEF - Patricio Dias Ferreira e sete alunos da EMEF - Nossa Senhora das Graças, que serão vereadores por um dia, para o exercício de aluno cidadão, com a supervisão do professor João Clésio Pereira.
Um dos objetivos deste programa é propiciar o entrosamento entre Câmara de Vereadores e a comunidade, através das escolas e famílias dos participantes, favorecendo atividades de discussão sobre problemas que afetam a população.
Cada aluno selecionados representará um vereador da Casa Legislativa (lista abaixo) e apresentará uma proposição de sua escolha e que, de acordo com a Lei, serão encaminhadas ao Executivo Municipal.
- Aluna: Ana Julia Teixeira Freitas – Vereadora Jussarete Vargas
- Aluna: Cathyane Brasil Barbosa – Vereadora Patricia Castro
- Aluno: Luan Santos de Oliveira – Vereadora Mirella Biacchi
- Aluna: Laura Lipidman Casanova – Vereador Luis Fernando Torres - Boca
- Aluno: David Neres Marques – Vereador Silvio Tolfo Tondo
- Aluna: Louisy Madrid Nunes – Vereador Mariano Teixeira
- Aluno: Alessandro da Silva Santos – Vereador Caio Casanova
- Aluno: Ariel Rodrigues Santos – Vereador Antonio Almeida Filho – Lelo
- Aluno: Francisco Soares Dorneles – Vereador Marquinho Vivian
- Aluno: Samuel do Santos Melo – Vereador Zilmar Araújo de Oliveira - Mano
- Aluno: João Vitor Silveira Marques - Vereador Paulo Pereira

Ações do Legislativo para operacionalização deste programa vem sendo elaboradas a praticamente dois meses pelas seguintes atividades:
1. Reunião com representantes das escolas objetivando a adesão das mesmas ao Programa;
2. Elaboração de projeto com planejamento das atividades e definição dos temas a serem abordados
3. Estabelecimento de calendário das atividades;
4. Divulgação do Projeto nas escolas e na comunidade;
Uma sessão plenária simulada, denominada 'Sessão Plenária do Projeto Aluno Cidadão', realizada pelos alunos, destinada à apresentação, discussão e votação de proposições, ocorrerá na data de 06/09/2022, às 13:30h, nesta Casa Legislativa.

Data de publicação: 01/09/2022

Créditos: Daniel Miranda