O prefeito Giovani Amestoy (PDT), em reunião realizada na quarta-feira, 30 de junho, na Prefeitura Municipal, sancionou a Lei criando o Fundo Municipal de Apoio às Estradas Rurais (Fundestrada).

Esta matéria que foi aprovada pelo Legislativo, teve origem através de uma proposição do vereador Mariano Teixeira (PP), propondo a criação deste Fundo para receber os recursos do Imposto Territorial Rural (ITR) e aplicar exclusivamente nas estradas rurais.

Conforme o vereador Mariano Teixeira (PP), essa legislação vem como alternativa para sanar as dificuldades enfrentadas há vários anos pelos produtores rurais, e também fazer com que os recursos pagos pelos cidadãos do campo, efetivamente retornem ao campo.

O prefeito Giovani Amestroy lembrou que esta lei tem por objetivo direcionar valores arrecadados com ITR para as estradas do município, bem como arrecadar outros recursos através de emendas de deputados, senadores, governo do Estado e até mesmo de pessoas físicas que tenham interesse de colaborar com este Fundo, o qual será revertido em serviço público específico sendo este o momento de captação de recursos com a bancada rural.

A secretária de Agropecuária, Indústria e Comércio, Michele Mendes, disse que este Fundo vem para agregar e que é uma política pública quem vem ao encontro das demandas do produtor rural.

Representando a Cotrisul, João Batista Acunha disse que essa ação é importante  para produzir a logística de transporte  necessário, e que é um legado para a atual administração.

O presidente do Sindicato Rural de Caçapava do Sul, Christian Schievelbein, falou que por se tratar de uma construção conjunta é muito importante e mais fácil escolher e alocar os recursos, pois o dinheiro não é suficiente para todas as demandas e, dessa forma, colocar foco em problemas específicos.

Gustavo Rodrigues Lima, chefe do escritório da Emater, lembrou que o próximo passo é formalizar o Fundo para incrementar os recursos e na oportunidade parabenizou o prefeito Giovani e o vereador Mariano Teixeira pelo empenho.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Lasier Garcia falou que o Fundo vem para dar respostas ao produtor rural, que é quem constrói a riqueza do nosso município.

Já o secretário de Obras, Acidemar Mello, disse estar feliz por ver esta mobilização e que percebe que a maioria dos pedidos dos cidadãos do interior é voltada às estradas e que vê no empenho coletivo a oportunidade de solução.

Data de publicação: 02/07/2021