Na quinta-feira, dia 22, o vereador Mariano Teixeira (PP), esteve no município de Santa Margarida do Sul para uma audiência com o Prefeito Olmiro Teixeira e o Secretário de Assistência Social, Julio Cardoso.

Na pauta do encontro estavam os novos projetos que estão sendo implantados no município vizinho nas áreas de Desenvolvimento Rural e Social.

Segundo o vereador, é necessário conhecer os bons projetos desenvolvidos em outras cidades para tentar implantar em Caçapava do Sul, através de sugestões ao executivo ou até mesmo projetos de lei.

Uma das informações que Mariano buscou foi sobre o lançamento do Plano Municipal de Medidas Socioeducativas, que será divulgado para a comunidade de Santa Margarida no dia 10 de maio, através de uma audiência pública virtual.  Este projeto, que é vinculado à Secretaria de Assistência Social busca trabalhar junto aos adolescentes entre 12 e 17 anos, questões sociais e educativas, com novas ideias e aprendizagem voltada ao que determina o capitulo IV do Estatuto da Criança e Adolescente.

Já no Desenvolvimento Rural, o parlamentar colheu informações na logística adotada por Santa Margarida no conserto e conservação das estradas rurais, já que mais da metade da população vive no campo, além de projetos que incentivam o pequeno agricultor, iluminação pública em pontos estratégicos das estradas vicinais e o trabalho em parceria que é realizado com os produtores.

"Nós temos problemas em Caçapava quanto a conservação e conserto das estradas rurais, por isso é importante conhecer novos métodos de trabalho e o tipo de política pública aplicada em outros municípios, principalmente aqueles que são referência no tema" comentou Mariano.

Na oportunidade o vereador apresentou ao Prefeito Olmiro o projeto que propôs ao Executivo de Caçapava, onde os recursos do ITR serão usados exclusivamente para conservação das estradas rurais e também a criação de um Fundo (FUNDESTRADAS) para capitação de mais recursos para o conserto das vias vicinais. "Nos próximos dias o projeto de lei começa a ser discutido no Legislativo Municipal", disse Teixeira.

Conforme o parlamentar nas próximas semanas será feito um relatório sobre os projetos e iniciativas conhecidas em Santa Margarida com objetivo de tentar aplicar em Caçapava.

"Escutar ideias novas é necessário para avançar e evoluir no mandato, principalmente quando os projetos beneficiam a comunidade em duas áreas importantes, social e rural", finalizou o vereador.

Data de publicação: 26/04/2021