A Frente Parlamentar em Defesa das Tradições Gaúchas é formada atualmente por 44 vereadores de 40 cidades do Estado, onde Caçapava está representada pelo vereador Mariano Teixeira (PP). O objetivo do movimento é aumentar os laços do tradicionalismo organizado com as comunidades, lutar por políticas e legislações que favoreçam o segmento da cultura gaúcha e auxiliar no encaminhamento de demandas aos órgãos públicos. A iniciativa do Movimento Tradicionalista Gaúcho é coordenada pelo conselheiro do MTG e vereador na cidade de Farroupilha (25ª RT), Tiago Ilha.

O grupo tem amplo apoio de diversas pessoas e entidades gaúchas. Entre eles, o repórter farroupilha Giovani Grizotti, o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), Maneco Hassen, o presidente da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (UVERGS), Silomar Garcia, e o presidente administrativo do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), César Oliveira.

Em reunião realizada na noite desta quinta-feira, 08, o bloco decidiu solicitar ao Governo do Estado a inclusão do segmento cultural e esportivo no programa Nota Fiscal Gaúcha do Governo do Estado.

A partir de uma campanha que incentiva os cidadãos a exigirem nota fiscal durante as compras, o programa Nota Fiscal Gaúcha sorteia prêmios, dá descontos no IPVA e destina percentual da arrecadação a entidades cadastradas nos segmentos da assistência social, saúde, educação, defesa e proteção dos animais. Em 2020, foram R$ 12 milhões. Cada cidadão pode escolher a instituição que pretende beneficiar.

Assim, a inclusão do setor cultural beneficiaria diretamente os CTGs. Uma vez cadastradas, as entidades podem fazer uma campanha entre os seus associados para serem indicadas sempre que um contribuinte preencher o cadastro que permite participar do programa.

“É uma honra fazer parte deste grupo, nossa cultura é motivo de muito orgulho para todos nós gaúchos. Temos uma riqueza cultural, esportiva, de educação, de respeito e de lazer muito grande”, afirmou Mariano.

Além de toda a cultura do movimento tradicionalista, Teixeira ressaltou que existe geração de emprego e renda nas atividades. Afirmou que milhares de pessoas dependem dos eventos tradicionalistas e fazem desse meio o sustento da família, com serviços de campeira, narração, som, comércio de pilchas, fretes de animais, entre outras.

Nos próximos dias será agendada audiência com o governador Eduardo Leite para formalizar a demanda.

Data de publicação: 09/04/2021