Os vereadores Luis Fernando Torres (Boca-PT), Mariano Teixeira (PP), Patricia Castro (PL) e Silvio Tondo (PP), estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira, 31, na Câmara de Vereadores, com integrantes do Sindicato do Sistema Penitenciário Gaúcho (Associação dos Agentes, Monitores, e Auxiliares Penitenciários do Estado do Rio Grande do Sul – AMAPERGS).

Durante a reunião os servidores penitenciários pediram o apoio do Poder Legislativo que será enviado ao governador do Estado para a regulamentação da Polícia Penal com a inclusão de todos os servidores da Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE).

Após ouvir os argumentos da entidade, os vereadores decidiram que a Câmara de Vereadores irá emitir uma moção de apoio aos servidores.

A proposição vai ao encontro da preocupação dos servidores com a questão das atividades de risco, pois quem trabalha em atividades técnicas e administrativas também tem contato com os apenados. Dessa forma, a moção pede a inclusão dos agentes penitenciários administrativos e dos técnicos superiores penitenciários nos respectivos textos, substituindo o termo agente penitenciário por servidores penitenciários.

A ideia, conforme o texto é garantir a todos os atuais servidores da segurança pública equidade de direitos.

Data de publicação: 31/05/2021