Realizada por estudantes que representaram os respectivos vereadores da Casa Legislativa, os alunos apresentaram discussões e proposições cumprindo ritos do regimento interno.

O Projeto Aluno Cidadão, oriundo da Lei nº 4038/19 de autoria do vereador Silvio Tondo (PP), objetivou propiciar o entrosamento entre Câmara de Vereadores e a comunidade, através das escolas e famílias dos participantes, favorecendo atividades de discussão sobre problemas que afetam a população.

Na edição de 2022 participaram as escolas EMEF Patricio Ferreira Dias e EMEF Nossa Senhora das Graças. De acordo com a Lei, o Projeto "Aluno Cidadão" é destinado aos alunos matriculados nas séries finais do ensino fundamental (5º até o 9º ano) das escolas municipais com o intuito de gerar o conhecimento das atividades político-parlamentares.

O desenvolvimento dos temas durante o processo de aprendizagem dos alunos, foi realizado pelo coordenador de imprensa do Legislativo Daniel Miranda junto ao coordenador de Plenário Guilherme dos Santos e o professor de história João Clésio Pereira.

A Sessão Plenária do Projeto Aluno Cidadão contou com a presença do prefeito Giovani Amestoy, o Secretário da Educação Aristides Costa, a Secretária Adjunta da Educação Gislaine Huerta, os diretores e vice Vanusa Dias e Roberto Carvalho da EMEF Patrício Dias Ferreira, diretor Regis de Souza da EMEF Nossa Senhora das Graças, professores e comunidade.

Na pauta, os alunos apresentaram cinco indicações e seis pedidos de providência ao Poder Executivo que serão levadas diretamente ao Prefeito. Segue abaixo a lista de preposições:

Indicação n°: 01, de 2022. De autoria da Aluna Cidadã Ana Júlia Teixeira de Freitas – Escola Nossa Senhora das Graças - Indica ao Poder Executivo Municipal o retorno do funcionamento do laboratório de informática da Escola Nossa Senhora das Graças.

Indicação n°: 02, de 2022. De autoria da Aluna Cidadã Cathyane Brasil Barbosa - Escola Nossa Senhora das Graças - Indica ao Poder Executivo Municipal, através da Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Saúde o atendimento nas Escolas Municipais por Psicólogo.

Indicação n°: 03, de 2022. De autoria da Aluna Cidadã Laura Lipiman Casanova - Escola Nossa Senhora das Graças - Indica ao Poder Executivo Municipal, através da Secretaria de Educação o retorno das atividades culturais na Escola Nossa Senhora das Graças.

Indicação n°: 04, de 2022. De autoria do Aluno Cidadão Francisco Soares Dorneles - Escola Patrício Dias Ferreira - Indica ao Poder Executivo Municipal, através da Secretaria de Educação o cercamento da Escola Patrício Dias Ferreira.

Indicação n°: 05, de 2022. De autoria do Aluno Cidadão Luan Santos de Oliveira - Escola Nossa Senhora das Graças - Indica ao Poder Executivo Municipal, através da Secretaria de Educação em parceria com a Direção da Escola Nossa Senhora das Graças e Alunos a adoção e cuido dos animais (cães e gatos) que frequentam a Escola.

Pedido de Providência n°: 01, de 2022. De autoria do Aluno Cidadão David Neres Marques - Escola Nossa Senhora das Graças - Solicita providências do Poder Executivo Municipal, através da Secretaria de Educação que seja executado o projeto de cobertura da quadra de esportes da Escola Nossa Senhora das Graças.

Pedido de Providência n°: 02, de 2022. De autoria da Aluna Cidadã Louisy Madrid Nunes - Escola Nossa Senhora das Graças - Solicita providências do Poder Executivo Municipal, através da Secretaria de Obras, estudo e melhorias nas condições de trânsito e trafegabilidade nas estradas e ruas do município e no entorno da Escola Nossa Senhora das Graças.

Pedido de Providência n°: 03, de 2022. De autoria do Aluno Cidadão João Vitor Silveira Marques - Escola Nossa Senhora das Graças - Solicita providências do Poder Executivo Municipal, através da Secretaria de Obras, Setor de Trânsito que seja religado o Semáforo da Avenida Lima e Silva e que retorne o fiscal de trânsito municipal para atuar neste cruzamento.

Pedido de Providência n°: 04, de 2022. De autoria do Aluno Cidadão Alessandro da Silva dos Santos - Escola Patrício Dias Ferreira - Solicita providências do Poder Executivo Municipal, através da Secretaria de Educação que seja feito o fechamento das paredes da quadra de esportes da Escola Patrício Dias Ferreira.

Pedido de Providência n°: 05, de 2022. De autoria do Aluno Cidadão Ariel Rodrigues Santos - Escola Patrício Dias Ferreira - Solicita providências do Poder Executivo Municipal, através da Secretaria de Obras que seja colocado cascalho/britas no acesso da Escola Patrício Dias Ferreira.

Pedido de Providência n°: 06, de 2022. De autoria do Aluno Cidadão Samoel dos Santos Melo – Escola Patrício Dias Ferreira - Solicita providências do Poder Executivo Municipal, através da Secretaria de Obras, Setor de Trânsito e ao DAER, que seja feita a devida sinalização Escolar e a colocação de redutores de velocidade na Avenida Lima e Silva e na ERS 357, respectivamente, próximo à Escola Patrício Dias Ferreira.

“Um programa como o Aluno Cidadão traz uma experiência ímpar aos alunos e comunidade escolar, na qual, horas dentro da sala de aula não é capaz de proporcionar”, relatou o professor João Clésio.

“Bonito de ver esta nova geração se importando, refletindo e discutindo assuntos tão pertinentes, que podem fazer toda a diferença em sua comunidade e no município. O Legislativo fica muito feliz em abrir as portas para as escolas e ver os frutos de tantos temas relevantes abordados na Sessão Plenária do Projeto Aluno Cidadão”, finalizou o presidente Boca Torres.

Data de publicação: 08/09/2022

Créditos: Daniel Miranda