A homenagem de outorga do título de Vereador Emérito foi realizada na Sessão Plenária desta terça-feira.

O ex-vereador e Ilson Tolfo Tondo recebeu o Título de Vereador Emérito nesta terça-feira, dia 26 de abril no Plenário Gen. João Manoel de Lima e Silva. A honraria, após aprovação do Decreto Legislativo nº 133/2014, lhe foi concedida pelos serviços prestados à comunidade de Caçapava do Sul, como forma do reconhecimento de seu trabalho.
Na ocasião, em 2014, a bancada do partido Solidariedade, formada pelos vereadores Caio Casanova, Peter Linhares e Teresinha Grazzioli entraram com a indicação para homenagear Ilson Tondo.
Caio Casanova, um dos proponentes da matéria, fez o pronunciamento em nome da Câmara de Vereadores e salientou a importância de homenagear um colega que foi um grande vereador, um parceiro e um amigo. “Fizemos esta homenagem a um homem que tem uma carreira brilhante na área pública, como vereador, secretário de município, vice-prefeito, professor, entre outros cargos que ocupou e desempenhou muito bem. É uma honra prestar esta distinção, na época realizada pela bancada do partido Solidariedade, com os colegas Peter Linhares e Teresinha Grazzioli”, disse Caio Casanova.
Ilson Tondo agradeceu a homenagem e fez um relato de sua carreira, destacando o início de sua trajetória como professor de história e geografia, vice-diretor e diretor da Escola Técnica Dr. Rubens da Rosa Guedes – ETRRGS. “A educação é a melhor forma do cidadão buscar o conhecimento e ingressar no mercado de trabalho. No ano de 2000 iniciei minha carreira política e nesta trajetória fiz muito amigos, trabalhei muito pela nossa comunidade, lutando sempre por uma Caçapava do Sul melhor, com ações que buscaram sempre a melhoria na qualidade de vida das pessoas, no trabalho, na geração de renda e principalmente, como educador, na formação dos nossos alunos. Fico feliz em encontrar meus ex-alunos trabalhando, tendo sucesso profissional, trazendo o sustento de suas famílias porque tiveram a oportunidade de estudar numa escola como a ETRRGS. Como secretário de município do prefeito Jorge Abdala e vice-prefeito e secretário de obras no governo do amigo Otomar Vivian, tive uma grande experiência na minha carreira política, aprendi muito com estas duas personalidades. Agradeço aos vereadores que me prestam esta homenagem, nesta Casa que fui vereador e presidente por várias vezes e, hoje vejo meu irmão Silvio Tondo ocupando uma cadeira deste parlamento, é uma grande honra para mim. Quero deixar meu carinho aos servidores, colegas, amigos e minha família que me acompanha nesta jornada. Meu muito obrigado a todos”, finalizou Ilson Tondo.

Data de publicação: 26/04/2022

Créditos: Daniel Miranda