Na sexta-feira (20), membros da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social receberam a Secretária da Saúde e outros representantes para falar sobre o atendimento de médicos nas unidades do município.

Na ocasião estavam presentes os vereadores Luis Fernando Torres (Boca – PT), Marquinho Vivian (MDB), a Secretária de Saúde Inês Salles, a Secretária Geral Cássia Freitas, a Secretária de Saúde Adjunta Aline Medeiros, a enfermeira Graciela Borba e o Chefe de Gabinete da Presidência Dilvane Loreto Jaime.

A comissão legislativa questionou sobre o atendimento de médicos em todos os ESF’s, assim como, a carga horária de trabalho de dos médicos. Segunda Boca, muitas queixas estão chegando na Casa relacionadas a falta de serviços de saúde nos bairros.

Inês informou que existem atendimento em todos os postos, e também, na unidade móvel. Porém, devido a falta de profissionais, há alguns contratos emergenciais para suprir a demanda que está defasada a mais de um ano. A secretária frisa que a nova metodologia de seleção dos médicos dificulta a vinda destes profissionais para Caçapava do Sul.

Marquinho argumenta que a preocupação é que o atendimento nos ESF’s do bairro Henriques e Promorar, que deveria ser de 40 horas, não estão suprindo a demanda das localidades por estarem com carga horária de 20 horas. Isso acarreta na sobrecarga do Pronto Atendimento.

Graciela ressaltou que o número de servidores em gozo de férias é alto neste período do ano, assim, foi preciso fazer um remanejo nos dias de vacinação.

Salles explicou que atualmente a cidade conta com cinco ESFs, sendo que, dois são custeados com recursos próprios e três são mantidos pelo governo federal. Ao ser questionada por Marquinho sobre o hospital, a secretária também repassou que os convênios com o Hospital de Caridade Dr. Victor Lang foram renovados. Segunda a servidora o repasse da prefeitura ao HCVL é de aproximadamente quatrocentos mil reais.

“Nós, membros da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social precisamos estar informados sobre as condições dos serviços de saúde que o município vem prestando para repassar a comunidade conforme as demandas surgem na Câmara de Vereadores”, finalizou Torres.

Data de publicação: 25/01/2023

Créditos: Daniel Miranda