Tratou-se da Sessão Solene de Instalação da Sessão Legislativa Ordinária para 2023, na qual, legitimou o Presidente Silvio Tolfo Tondo (PP), o Vice Marco Vivian (MDB), a 1º Secretária Patrícia Castro (PL) e o 2º Secretário Luis Fernando Torres (PT).

Na ocasião, nesta tarde de terça-feira (3), estavam presentes o Prefeito Giovani Amestoy, o Vice-Prefeito Luiz Carlos Guglielmin, a Secretária Geral Cassia Freitas, a Secretária da Saúde Inês Salles, a Adjunta da Saúde Aline Medeiros, Adjunta da Educação Gislaine Huerta, A Secretária da Agricultura, Indústria e Comércio Michele Mendes, a Secretária da Fazenda Ioko Mota, o Secretário de Obras Acidemar Henriques, o Secretário da Administração Luiz Pinto Torres, o Adjunto da Secretaria Geral Patrick Paz, o Direto da Articulação Política do Mercosul Flávio Monteiro, a esposa Venice Salermo Tondo, a filha Samara Salermo Tondo, o genro Eduardo Leuck e sua irmã Justina Tondo.
A nova Mesa Diretora comandará a Câmara durante todo o ano de 2023. O prefeito municipal fez uso da palavra, de acordo com o Regimento Interno, onde abordou a importância da harmonia dos poderes e o trabalho em conjunto na busca de recursos e projetos para melhorar Caçapava do Sul.
O presidente da Câmara de Vereadores, cujas funções são disciplinadas a nível local pela Lei Orgânica do Município e pelo Regimento Interno, é o representante do Legislativo Municipal, e também, o regulador dos seus trabalhos e o fiscal da sua ordem. Desempenha funções de legislação, administração e representação, junto a Mesa Diretora delibera sobre assuntos internos da Casa.
“No exercício de 2023, assim como na experiência anterior de 2019, tenho a satisfação de contar com uma equipe que trabalha em conjunto visando sempre a legalidade, a transparência e o crescimento do trabalho da Câmara de Vereadores. Recebemos as demandas da nossa comunidade e vamos trabalhar intensamente para entregar o melhor resultado sempre reforçando o voto de confiança a nós depositado”, finalizou Tondo.

Em seu primeiro ato, o Presidente Tondo assinou a Resolução de Mesa nº 1/2023 instalando as comissões permanentes da Casa Legislativa para o exercício de 2023. Nesta semana após as reuniões ficaram decididos os cargos ocupados por cada membro de comissão.

Ficaram compostas as seguintes comissões:
- Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final
Titulares:
1. Verª. Patricia Castro (PL)
2. Ver. Mariano Teixeira (PP)
3. Verª. Mirella Biacchi (PDT)
Suplentes:
1. Ver. Marco Aurélio Vivian Taschetto (MDB)
2. Ver. Zilmar Araújo de Oliveira (PP)
3. Paulo Sergio Dutra Pereira (PDT)

- Comissão de Orçamentos, Finanças e Contas Públicas
Titulares:

1. Ver. Antonio Dias de Almeida Filho (MDB)
2. Ver. Paulo Sergio Dutra Pereira (PDT)
3. Ver. Zilmar Araújo de Oliveira (PP)
Suplentes:
1. Ver. Luis Fernando Torres (PT)
2. Verª. Mirella Biacchi (PDT)
3. Ver. Mariano Teixeira (PP)

- Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social
Titulares:
1. Ver. Luis Fernando Torres (PT)
2. Ver. Marco Aurélio Vivian Taschetto (MDB)
3. Ver. Jussarete Vargas Dias (PDT)
Suplentes:
1. Verª. Patricia Castro (PL)
2. Ver. Antonio Dias de Almeida Filho (MDB)
3. Ver. Antonio Carlos Casanova (PDT)

Na Sessão Solene desta terça-feira também foram lidos os memorandos dos partidos com as indicações dos líderes de bancada. A vereadora Mirella Biacchi passou a ser a líder de bancada do Partido Democrático Trabalhista. A vereadora Patricia dos Santos Castro segue líder do Partido Liberal, assim como o vereador Luis Fernando Torres (Boca) também segue do Partido dos Trabalhadores. O vereador Antônio Dias de Almeida Filho (Lelo) passou a ser o líder de bancada do Movimento Democrático Brasileiro e o vereador Mariano Teixeira passou a ser o líder da bancada do Partido Progressista.

Os líderes de bancada saudaram a nova Mesa Diretora e corroboraram o apoio nas atividades oriundas desta Casa.

Data de publicação: 03/01/2023

Créditos: Daniel MIranda