Parlamentar informou que o ônibus que faz a linha Porto Alegre / Lavras do Sul, com escala em Caçapava do Sul, não está fazendo a parada na Estação Rodoviária para desembarque de passageiros.

A explanação sobre o tema ocorreu no espaço de Grande Expediente da Sessão Plenária deste terça-feira (4). Segundo o vereador Silvio Tolfo Tondo (PP), o transporte intermunicipal que vem de Porto Alegre com destino a Lavras do Sul está deixando os passageiros, que deveriam desembarcar na Estação Rodoviária de Caçapava do Sul, no restaurante Maravilha, localizado fora da zona urbana, na Br-392.
Silvio explicou ainda que, ao adquirir a passagem para o translado, entende-se que deveria ser de uma rodoviária a outra, e também enfatizou que após o desembarque de passageiros em local inapropriado, o ônibus segue seu percurso nominal passando em frente a rodoviária, local correto para o desembarque dos passageiros.
“Trata-se de um desembarque em local inadequado, onde não há transporte até a zona central do município. Foram muitos telefonemas e reclamações sobre este assunto. Não recebemos aqui no Legislativo nenhuma informação sobre uma possível alteração no local de parada dos ônibus intermunicipais. Os usuários do transporte coletivo não podem passar por este constrangimento, pois estão habituados e chegar de viagem no centro, perto de suas casas e não lá na estrada, perto da Polícia Rodoviária Federal”, afirmou Silvio Tondo.
O vereador Mariano Teixeira (PP), também em sua fala, relatou que recebeu em seu gabinete denúncias sobre a possível alteração do local da Estação Rodoviária. Teixeira explanou que viu na rede social um informativo sobre a mudança da zona de desembarque em alguns horários nos ônibus que vem de Porto Alegre. O parlamentar ressaltou sobre a importância de manter a estação rodoviária no centro da cidade, pois existe uma estrutura de comércios no seu entorno que atende a pessoas que chegam no município, mercados, farmácias, lojas, ponto de taxi. Mariano afirma ainda que em 2020 foram realizadas reuniões com o executivo, o legislativo, empresários e a população que solicitaram a permanência da rodoviária no centro da cidade. “Pode ser mais complicado para os ônibus entrarem na cidade para desembarcar os passageiros, mas o usuário do transporte coletivo precisa ser respeitado. Está habituado a desembarcar no centro, bem mais próximo à sua residência, e não lá nas margens da BR-392, onde ainda não temos uma estrutura para receber as pessoas”, disse Mariano.
O vereador Caio Casanova (PDT) contribuiu dizendo que além do alto custo da passagem, a mudança de embarque e desembarque, aumenta também a despesa com locomoção até o ponto afastado da zona centra do município.
Por fim, o vereador Paulo Pereira (PDT) contou que, segundo informações, tal mudança não ocorreu nos tramites devidos e que não houve alteração no alvará da Estação Rodoviária na Secretaria da Fazenda.

Data de publicação: 05/10/2022

Créditos: Daniel Miranda