Patricia Castro (PL) e Luis Fernando Torres (Boca – PT) debateram sobre atendimento e viagem de emergência da médica plantonista do Pronto Atendimento.

Na sessão plenária de 19 de abril, a presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social, Patricia Castro e o Presidente do Legislativo, Boca Torres, explanaram em suas falas sobre atendimentos, e também, a viagem de emergência da médica plantonista do Pronto Atendimento ocorrida em horário de expediente.
Patricia inicia seu pronunciamento relatando a diferença do atendimento dos profissionais no PA mediante a troca de turno médico. Segundo a parlamentar, através de denúncia, houve uma discrepância grande de trato com uma paciente que precisou do atendimento. Em um primeiro momento a médica de plantão foi atenciosa na consulta e colocou a paciente em medicação, porém, após troca de médico, a senhora de 83 anos, ainda em procedimento médico, foi destratada pelo atual plantonista.
Patricia relatou ainda sobre a explicação do HCVL sobre viagem emergencial da médica Marileybi Sierra Marquez, plantonista do PA, para acompanhamento de paciente com ameaça de infarto para Santa Cruz do Sul. O HCVL informou que, devido a tamanha urgência, o PA ficou sob a responsabilidade do médico anestesista Gabriel de Souza Petró e não houve prejuízo no atendimento à população.
Boca Torres, após a fala da vereadora Patricia, se manifestou dizendo que recebeu ligação de uma pessoa que não foi atendida no momento acima citado devido a inatividade do PA relacionada a viagem da médica de plantão. O vereador ainda relata receber inúmeras denúncias de mal atendimento nos serviços prestados pelo Pronto Atendimento.
“São situações muito delicadas que não podem acontecer no sistema de atendimento de saúde do município. Sabemos que no contrato do HCVL com o município devem haver três profissionais presentes no plantão e pelo que nos foi informado, isto não vem ocorrendo. Faltou médico sim, e não pode se repetir. Quem sofre é a população que precisa do serviço de emergência nos feriados e finais de semana. E também temos o fato das unidades de saúde do município, a policlínica e os ESFS fecharem quinta-feira de tarde e abrirem só segunda-feira, o que deixa só o PA como opção para a população”, disse Torres.

Data de publicação: 21/04/2022

Créditos: Daniel Miranda