O vereador Antônio Almeida Filho (Lelo – MDB), após ouvir sugestões de empresários locais, apresentou ao Executivo a Indicação sugerindo a implantação de parklets no município.

De acordo com o vereador, o projeto consiste em criar espaços de convivência, e já é desenvolvido em diversas cidades do mundo.

Conforme o parlamentar, segundo informações da Prefeitura de Porto Alegre, os parklets são equipamentos de caráter público que promovem a valorização do espaço urbano, incentivando o convívio ao ar livre. O local pode ser decorado com bancos, floreiras, mesas, cadeiras, guarda-sóis, ou outros equipamentos mobiliários, geralmente exercendo a função de recreação ou de manifestações artísticas.

O vereador Lelo destaca que essa Indicação é uma forma de fomentar a ideia de cidade turística em nosso município, pois segundo ele, estes espaços que seriam abertos ao público, além de embelezar a cidade, torna o local atrativo para os turistas.

“Cidades como Bagé, Santa Maria, Gramado, já possuem esses espaços. Nosso gabinete foi procurado por diversos empresários do ramo gastronômico e de entretenimento, e afirmaram interesse em realizar parceria para desenvolver o projeto. Os empresários arcariam com os custos da construção e manutenção desses espaços, sem a necessidade das pessoas consumirem no estabelecimento privado responsável. Esse projeto não geraria ônus a Prefeitura e embelezaria nossa cidade”, explicou o vereador Lelo.

Conforme a indicação do parlamentar, caberia ao município a autorização e a regulamentação da construção desses espaços, assim como a fiscalização da manutenção.

Data de publicação: 05/10/2021