O poder Legislativo de Caçapava do Sul, iniciou nesta sexta-feira, dia 1º o apoio a campanha ao Outubro Rosa, mês nacional de prevenção ao câncer de mama.

Como realizado em outras datas, o prédio da Câmara estará iluminado com a cor rosa, como símbolo de apoio a campanha.

Conforme o presidente do Legislativo, vereador Paulo Pereira (PDT), é muito importante que os poderes públicos estejam engajados nesta campanha de prevenção.

“O foco da campanha é conscientizar, principalmente as mulheres a terem autoconhecimento do seu corpo, e como prevenção é muito importante que as mulheres realizem o diagnóstico precoce, pois o câncer de mama é o que mais mata mulheres em todo o mundo”, disse o vereador Paulo Pereira.

A campanha do Outubro Rosa inicialmente foi organizada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Essa empresa deu um laço rosa aos participante da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York por sobreviventes do câncer de mama.

No Brasil, a primeira iniciativa marcante ocorreu em São Paulo, no dia 02 de outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado com a cor rosa.

Após o ano de 2010, houve maior envolvimento do governo e da sociedade com o Outubro Rosa. Por consequência, diversas entidades começaram a divulgar a campanha e passaram a iluminar, com a cor do movimento, muitos prédios e monumentos de destaque em diferentes cidades do Brasil e do mundo.

Arte: José Adão Souza

Data de publicação: 01/10/2021