Na manhã desta quarta-feira, dia 03, durante a sessão da Câmara, o vereador Mariano Teixeira (PP), aprovou uma indicação em plenário solicitando ao executivo municipal para que faça parte do Consórcio da Frente Nacional de Prefeitos – FNP, para compra de vacinas contra Covid-19.

Conforme o vereador, a FNP (Frente Nacional de Prefeitos) começou a articular um consórcio para que municípios fechem acordos para compra de vacinas contra Covid-19.  A criação do consórcio já recebeu 460 adesões até a última terça-feira, 02, segundo dia para manifestação dos municípios interessados.

De acordo com o parlamentar, a FNP está fazendo toda estruturação jurídica desse consórcio, os prefeitos precisam fazer a simples adesão, o prazo para os municípios estarem aptos a comprar vacina é 22 de março.

“Vale lembrar que no final do ano de 2020, a Câmara de Vereadores, devolveu o valor de 282 mil reais, dinheiro este, resultado da diminuição da máquina administrativa e redução nos gastos, e que em reunião na época entre o Poder Legislativo e Executivo, ficou acordado que se necessário este recurso devolvido seria usado para compra de vacinas” disse o vereador.

A indicação do vereador foi aprovada por unanimidade, e segue para análise do Prefeito, que junto com os técnicos da Prefeitura farão a avaliação.

Entenda como funciona o Consórcio:

O movimento liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) reúne as 412 cidades com mais de 80 mil habitantes, mas qualquer município poderá aderir ao consórcio público para aquisição de vacinas.

Após a reunião que formalizou o início do consórcio, na segunda-feira, 01 março, o presidente da FNP, Jonas Donizette, destacou que a primeira opção é a utilização de recursos do governo federal para compra de vacinas, mas não descarta investimento dos municípios.

A previsão é que a associação seja constituída, legalmente, até 22 de março para, depois disso, possa atuar na aquisição de imunizantes.

O prazo para manifestação de interesse termina na sexta-feira dia 05 de março;

Cidades Gaúchas que já aderiram ao consórcio:

Canoas, Pelotas, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Passo Fundo, Cachoeirinha, Bagé, Esteio, Vacaria, Nova Esperança do Sul, Rio Grande, São Francisco de Assis, Dom Pedrito, Uruguaiana, Igrejinha, Estrela Velha, Rolador, Cachoeira do Sul, Pinheiro Machado e Torres.

Data de publicação: 03/03/2021