Emprego

Na tarde desta quinta-feira, dia 23, o Delegado Regional do Trabalho, Marcos Vaz, realizou uma reunião por vídeo conferência com a Coordenadora da agência FGTAS/SINE de Caçapava do Sul, Ana Márcia dos Santos, o Presidente da Câmara, Mariano Teixeira, e o Prefeito Giovani Amestoy. A pauta principal do encontro foi a apresentação inicial do Programa Gaúcho de Microcrédito e do Programa RS TER – Trabalho, Emprego e Renda.

Marcos Vaz, que comandou o encontro junto com a Coordenadora do Sine, é o Delegado Regional do Trabalho, que atende todos os municípios da Região da Campanha, inclusive Caçapava do Sul.

Segundo Vaz, a previsão é de que estes programas sejam implantados nas cidades nas próximas semanas. “Acreditamos que o trabalho colaborativo dos Poderes será um dos fatores que determinará o êxito dos programas. Todas as ações que desenvolveremos, em conexão com o Poder Público, certamente qualificarão o atendimento aos nossos empreendedores locais.”

A iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, vai ao encontro das demandas surgidas durante a crise da pandemia, com a necessidade de linhas de crédito para nano, micro e pequenas empresas.

O Programa tem como foco a geração de emprego e renda nos municípios, com valorização e fomento no empreendedorismo e nas MEIs.

O Presidente da Câmara disse que o Poder Legislativo estará do lado no Sine nesta caminhada e que fará o possível para apoiar esta iniciativa. Mariano elogiou ainda o trabalho realizado pela Coordenadora local, Ana Márcia, que faz na visão do parlamentar um trabalho exemplar.

O Prefeito também se mostrou parceiro da iniciativa e pretende apoiar institucionalmente o projeto.

Como funciona o projeto
A Secretaria do Trabalho e Assistência Social e a direção de Projetos Estratégicos da STAS estão promovendo reuniões com as instituições financeiras que irão compor o Programa Gaúcho de Microcrédito. O RS TER é um dos programas prioritários do Governo do Estado, cujo objetivo é o fomento ao empreendedorismo na busca de alternativas para melhorar a condição dos nano, micro e pequenos empresários. A ideia é estimular o autoemprego por meio da disponibilização das condições necessárias à manutenção e abertura dessas micro e pequenas empresas, disponibilizando alternativas que viabilizem a implementação e sustentabilidade econômico-financeira desses empreendimentos, para geração de trabalho, emprego e renda.

Data de publicação: 23/07/2020