Contas da RGE

Na sessão da Câmara desta terça-feira, dia 26, o Presidente da Casa, Mariano Teixeira, aprovou um requerimento endereçado a concessionária de energia elétrica que atende parte do RS e Caçapava, RGE Sul, para que seja revisto o novo critério de entrega das faturas de energia elétrica para a população durante a Pandemia.

Desde o dia 20 de março quando a RGE acabou fechando os seus postos de atendimento em várias cidade do interior, incluindo Caçapava, em virtude da pandemia, as mudanças na logística da entrega das contas de energia começou a mudar.

A empresa informou que durante a pandemia não entregaria mais as contas físicas, o cliente pode retirar na internet a fatura ou cadastrar um e-mail para receber a conta. Outro ponto que está gerando polemica é que a RGE não fará durante a crise do Coronavírus,  a leitura do relógio para fazer a cobrança exata e sim pela média dos último pagamentos do cliente.

Com essas mudanças, o vereador se manifestou durante a sessão explicando que essas mudanças precisam ser revistas ou melhoradas, já que muitas pessoas em Caçapava não possuem acesso a internet para retirar a conta e milhares de contribuintes, principalmente os idosos, tem dificuldades neste manejo online. Além disso, se a pessoa quiser quitar a conta exata e não pela média, o próprio cliente precisa fazer a leitura manual e enviar por e-mail ou SMS a RGE.

" Todos nós sabemos que com o agravamento da pandemia fica cada vez mais complicado colocar as pessoas na rua para entregar as faturas e fazer a leitura dos relógios, mas me coloco no lugar do cliente que não tem acesso a internet ou não possui suporte técnico para fazer o pagamento. Além disso, acho injusto fazer a cobrança pela média, porque em muitos casos o pagamento será maior do que o consumido no mês. Sabemos que a AGERGS aprovou este novo protocolo, mas o Legislativo junto com outros órgãos públicos estão solicitando a revisão desta decisão, no qual seria prudente rever o conceito. Nos últimos 15 dias recebi centenas de reclamações sobre essas mudanças", disse o Presidente.

Atualmente para realizar o pagamento, é necessário acessar www.rge-rs.com.br ou o aplicativo “CPFL Energia” (por meio do botão “Débitos e 2ª Via de conta”, e clicar na opção “cartão de crédito”). A condição é válida para todos os clientes residenciais e pequenos comércios.

A segunda via das contas também pode ser solicitada por SMS. Basta enviar um SMS com a palavra CONTA com o número do “seu código” (número presente na conta de energia) para 27350.

A RGE recomenda que o cliente cadastre o recebimento da sua conta por e-mail de forma a evitar transtornos e gastos desnecessários. Para não ter acúmulo de contas e realizar um bom planejamento financeiro, o cliente deve procurar pagar suas faturas dentro do prazo, sem multas e juros.

O requerimento aprovado pela Câmara será enviado a direção regional da RGE e também para a AGERGS, que é o órgão de controle das estatais.

Data de publicação: 28/05/2020