Transportadores escolares fazem protesto em frente a Prefeitura na manhã desta quarta-feira

Empresas responsáveis pelo transporte escolar do município realizam uma manifestação na rua 15 de Novembro, em frente a antiga Prefeitura, na manhã desta quarta-feira, 22. Diversos veículos que fazem este tipo de transporte foram estacionados nas proximidades. Os manifestantes estavam no decorrer de toda a rua 15 de novembro e aguardavam uma reunião com o Poder Executivo.

A classe reivindica uma ajuda de custo da Prefeitura, pois está parada desde o dia 18 de março. “Acatamos as decisões das autoridades, mas precisamos sobreviver”, salientaram os integrantes da Associação dos Transportadores Escolares (ASTEC).

O município conta atualmente com 53 linhas de transporte escolar, que são terceirizados pela Prefeitura. Conforme a Associação, 90% dos transportadores tem custos e não tem como pagar: financiamento de veículo, seguro, vistoria do Detran, escritório de contabilidade, dívidas com fornecedores, entre outros.
A Associação também informou que teve uma reunião com o prefeito Giovani Amestoy, há cerca de 20 dias. No entanto, a Prefeitura não realizou algo que pudesse minimizar o prejuízo dos transportadores escolares. Uma nova reunião entre Prefeitura e ASTEC deve ocorrer nesta manhã para tratar sobre o tema.

As aulas em todo o estado estão suspensas até o fim deste mês, por decreto estadual. A medida é preventiva contra a covid-19. Ainda não se sabe se a suspensão das aulas será prorrogada ou não.
Segundo os manifestantes, várias Prefeituras estão compensando os transportadores com antecipação de pagamento de outros meses ou pagamento do valor mínimo do contrato que é de 25%. " Nós estamos parados mas a prestação do veículo está vindo e temos que pagar, com isso, estamos reivindicando uma ajuda por parte do poder público até voltar a normalidade, igual outras Prefeitura estão fazendo. Mas o principal motivo da nossa manifestação é falta de um retorno por parte da Prefeitura, onde fazem mais de 20 dias que protocolamos a nossa demanda e até hoje não tivemos retorno", disse uma das prestadoras.

O Presidente da Câmara, Mariano Teixeira, foi chamado pelos empresários para ajudar nesta intermediação de uma audiência entre os transportadores e o Prefeito, no qual deve acontecer ainda durante a manhã desta quarta-feira.

Outra reclamação dos transportadores são as condições atuais das estradas, que mesmo com a estiagem estão precárias.

Data de publicação: 22/04/2020