O Presidente da Câmara, Vereador Mariano Teixeira (PP), esteve em Porto Alegre nesta quarta-feira, dia 15, para participar de uma audiência com o Superintendente Estadual do INCRA, Tarso Teixeira, para conhecer de perto o projeto que está sendo desenvolvido pela entidade em parceria com a Funasa, para saneamento básico rural, ou seja, no interior dos municípios gaúchos.

Este programa foi lançado pelo Governo Federal em 2019, através de uma parceria entre a Funasa e o INCRA, que até 2038, serão investidos mais de R$ 218 bilhões em obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário, beneficiando quase 40 milhões de pessoas. É um programa de Estado inédito, que vai atender às comunidades localizadas nas áreas rurais e comunidades tradicionais como os ribeirinhos, indígenas, camponeses e remanescentes de quilombos.
No RS, o INCRA já está cadastrando os municípios que receberão este investimento, com isso, o Presidente solicitou ao Superintendente que Caçapava do Sul entre no mapa de investimentos nesta área, onde várias comunidades rurais não possuem água tratada e nem estrutura de saneamento. " Sabemos que nem todas as regiões do interior receberão estas obras, mas se conseguirmos ajudar no mínimo uma região do interior de Caçapava já ficaremos satisfeitos, por isso, fiz o pedido que já está tramitando dentro da instituição", disse Mariano.
Durante o encontro, Tarso e Mariano conversaram sobre os projetos do INCRA para o fortalecimento da Agricultura Familiar, os investimentos nas pequenas propriedades e a política da entidade quanto os assentamentos, principalmente das comunidades Quilombolas.
No final, o Presidente parabenizou o Superintendente pelo ótimo trabalho que está realizando e os projetos que pretende implantar no Estado.

Data de publicação: 16/01/2020