Na noite desta segunda-feira, dia 18, a Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul realizou a sua sessão ordinária na região do Durasnal, dando prosseguimento ao processo de interiorização do Legislativo. A reunião foi no salão de atos da Escola Municipal Augusto Vitor Costa.

Durante a reunião, três representantes da comunidade usaram a tribuna livre da Câmara, para expor os problemas atuais do Durasnal. O primeiro a falar foi o Presidente da Associação de Moradores do Durasnal, Jorge Machado, onde solicitou várias demandas, como o atendimento médico na região a cada 15 dias, uma lombada eletrônica em frente a Escola, a questão do abastecimento de água para as famílias e o esgoto a céu aberto ao lado da escola.

Já o Presidente do CPM da Escola, Vanderlei Luiz Cassol, solicitou o apoio dos parlamentares para melhorias na escola, principalmente em uma reforma nos banheiros do educandário, que está totalmente insalubre e segundo Cassol, deveria ser interditado pela vigilância sanitária.

Outra pessoa que se manifestou, foi o transportador de alunos, Joceli Fagundes, onde pediu em nome da comunidade escolar, a disponibilizarão de um vigilante para a escola, que ajude na organização da entrada e saída de alunos, além de colaborar com o embarque dos estudantes nos ônibus, já que, no horário de saída dos veículos existem muitas crianças que ficam transitando entre os ônibus em movimento. Fagundes reclamou também aos vereadores, sobre o atraso da Prefeitura no pagamento dos transportadores, onde ele afirma que já levou a nota na Secretaria da Fazenda, mas a informação é que não tem dinheiro para pagar. Este fato alertou os vereadores e a comunidade presente na sessão.

Após o pronunciamento dos representantes da comunidade, a Câmara votoucinco projetos de lei, entre eles, a contratação emergencial de um enfermeiro para trabalhar no ESF IV, a contratação de um médico veterinário para o Canil Municipal, um projeto de lei no valor de R$ 16.414,00 para o projeto “ Fisioterapia Preventiva Respiratória”, um abono salarial aos agentes comunitários de saúde, chegando ao vencimento de R$ 622,00 e um projeto de remanejo de recursos no valor de R$ 423 mil para a Prefeitura pagar o vale refeição dos funcionários públicos municipais.

No final da sessão, os vereadores usaram a palavra para debater os principais problemas da comunidade e ajudar a buscar uma solução para cada um dos fatos. Um dos pontos que foi bastante explanado, diz respeito a reforma dos banheiros da escola Augusto Vitor Costa, onde os vereadores solicitaram ao Presidente a devolução de recursos da Câmara, para o conserto dos banheiros. O Presidente Ilson Tondo, disse que irá fazer esta devolução e acertará com o Prefeito os detalhes burocráticos da iniciativa.

Outro fato mencionado na sessão, foi a emenda do Deputado Federal Afonso Hamm, no valor de R$ 250 mil, para o abastecimento de água da região e no valor de R$ 80 mil oriundo do Governo do Estado, para a mesma finalidade. Mas o vereador Pedro Gaspar lembrou do recurso que foi conseguido com o Deputado José Otávio Germano, em 2009, no valor de R$ 50 mil, também para o abastecimento de água, mas a Prefeitura deixou voltar o dinheiro por não começar a obra. O dinheiro voltou para a União em 25 de julho de 2011. “ Vamos ficaratentos para que esta verba atual seja aplicada e não tenha o mesmo destino dos R$ 50 mil”, disse Gaspar.

Além do Presidente, a sessão teve a participação dos vereadores, Toninho do PT, Caio Casanova, Rosilda Freitas, Paulo Pereira, Pedro Gaspar e José Sidnei Menezes (Pirola). Os vereadores Josué Lopes e Peter Linhares não participaram da sessão por motivo de saúde.

Data de publicação: 19/06/2012