Foi aprovado pela Câmara nesta segunda-feira, dia 28, um indicação de autoria dos vereadores Toninho do PT, Rosilda Freitas e Ilson Tondo, para a realização de uma audiência pública comandada pelo Legislativo, para debater a questão do quadrilátero de Patrimônio Histórico de Caçapava do Sul, bem como a conservação dos prédios tombados que estão se deteriorando.

Segundo os vereadores, a intenção desta audiência é colocar frente a frente o IPHAE, IPHAN, Ministério Público, Câmara e Prefeitura, para chegar a uma solução no caso da conservação dos prédios históricos e também na área que abrange o patrimônio.

“ Os Institutos não conservam os prédios históricos e não deixam conservar, além de afirmarem que as edificações não são restauradas porque a Prefeitura não apresenta projetos, desta forma, vamos abrir a discussão e colocar frente a frente, as pessoas que podem mudar este cenário e nada mais democrático que uma audiência pública”, disse Rosilda Freitas.

Outro ponto que será debatido é o tamanho da área de preservação, que impede os empresários de construírem edificações com mais de 6 metros. A intenção e diminuir este quadrilátero segundo os vereadores, porque para proteger os prédios tombados, não precisa engessar 20 quadras do centro, atrapalhando o desenvolvimento.

A data da audiência ainda não foi marcada, mas tudo indica que será no final do mês de junho, no plenário da Câmara.

Data de publicação: 29/05/2012